top of page
  • Alice Galvão

Julho sem plástico: a sustentabilidade e a moda


foto: @karinatess

No mês de julho acontece a campanha mundial chamada Julho sem Plástico, que consiste em alertar todo mundo para os danos causados pelo plástico nos ecossistemas aquáticos. De acordo com o Banco Mundial, o Brasil é o 4° maior produtor de lixo plástico no mundo, o que dá para perceber indo em qualquer praia do litoral brasileiro e vendo a quantidade de lixo que deixam diariamente nas orlas. Um movimento de conscientização que teve muita força nesses últimos anos foi sobre o quão prejudicial pode ser o canudo de plástico, principalmente para as tartarugas, e essa conscientização teve grande impacto nas duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, além do canudinho, podemos contribuir muito mais nessa luta contra o lixo plástico.

No mundo da moda é preciso de bastante conscientização também, sabemos que é uma das áreas que mais poluem o meio ambiente, e causa muito lixo plástico que acaba indo para os mares. Tecidos, etiquetas, sacolas, contém muito plástico na produção, e são detalhes que as vezes deixamos passar despercebido no nosso cotidiano. Tirando o tecido, que vai virar uma roupa, todos os outros elementos são descartáveis, que não vamos ter o cuidado de reciclar, guardar ou reutilizar. Mas existem várias iniciativas que pensam isso para nós, possuem um trabalho muito bonito e importante de sustentabilidade.

foto: @layneharris

Há vários tipos criativos e sustentáveis de substituir embalagens de plástico. Existem as embalagens de plástico de milho, através da biossíntese de carboidratos presentes nos milhos, é gerada uma embalagem de “plástico”. Elas são biocompatíveis, que significa que não geram nenhuma reação tóxica ou imunológica, além de serem biodegradáveis. Embalagem de cogumelos, que é feita a partir das raízes dos cogumelos, o que ajuda a gerar várias texturas diferentes e uma grande durabilidade do produto. E o tipo mais conhecido de embalagem é o de papel reciclado, que ajudam a economizar energia e potencializam o tempo de vida do produto.

O problema de algumas alternativas para substituir o plástico em embalagens é que muitas vezes o produto acaba saindo com um preço acima do que o do plástico, custando muito mais para ser feito e com várias restrições de uso, dependente da finalidade da embalagem. Por isso, muitas empresas optam o uso do plástico, mas o barato pode custar caro. Quem paga o preço por isso acaba sendo todos nós, talvez se gastassem um pouco mais nesses detalhes no final poderiam ajudar o planeta de várias formas.

Muitas vezes quando estamos fora da nossa casa, nos deparamos com situações que somos “obrigados” a usarmos descartáveis de plástico, que costumam ser o maior problema em relação à lixos plásticos. E, quando isso acontece, ficamos sem alternativas, mesmo sendo contra e sabendo que é prejudicial ao meio ambiente, o que podemos fazer?

Para isso, o que ficou muito em alta nesses últimos tempos, são as alternativas desses descartáveis, sustentáveis e fáceis de carregar para qualquer lugar que você for, assim você não precisa usar descartáveis de plástico. O principal e que faz mais sucesso, é o canudo de vidro ou outros tipos de materiais, o copo reutilizável, que é dobrável, então cabe na sua bolsa e/ou mochila, garfos e facas reutilizáveis e bolsas tipo sacolas, ideais para fazer compras em supermercado e lojas. Com isso, você tem várias alternativas sustentáveis e esses produtos, por causa da fama que tiveram, estão sendo comercializados em todos os tipos de lugares.

Uma marca que aderiu e fez um kit de todos esses produtos citados, é a marca de shampoo e condicionar Love Beauty and Planet. Uma marca que possui ideais sustentáveis e eco-friendly, que todos os produtos não agridem o meio ambiente, resolveu ter essa iniciativa, com esses produtos de design incrível, super útil e muito necessário no mercado. Essas atitudes influenciam outras marcas a fazerem o mesmo, a perceberem que com a conscientização da população elas podem acabar ficando para trás, o mercado demanda evolução.

foto: site papel semente

Pequenas atitudes podem fazer grande diferença, um exemplo são as etiquetas e tags sustentáveis que algumas marcas começaram a investir. A Papel Semente é uma marca especializada nisso, além de etiquetas e tags, ela também produz convites de casamentos e papéis A4 sustentáveis e personalizados para as marcas que adquirirem o produto. Além de serem sustentáveis, todo papel reciclado dos produtos, inclui sementes no processo de composição do papel. Assim, ele se torna 100% biodegradável.

Você usufrui de produtos sustentáveis e originais e ainda planta uma linda flor ou hortaliça. A Papel Semente está localizada na cidade do Rio de Janeiro, apoiando o trabalho de muitos catadores, produz através de restos de empresas e ainda ajuda na limpeza e preservação das praias. O importante de conhecer marcas que fazem esse tipo de trabalho é conseguir dar o apoio, se não comprando, com a divulgação, para que mais pessoas possam ter o conhecimento sobre essas iniciativas, mais empresas tenham ideias similares e para que todos os produtos fiquem mais acessíveis a todos nós.

Legal, né?

É importante saber as pequenas ações que podemos fazer para melhorar a condição do nosso planeta! Todos juntos por uma mesma causa!

 

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM

bottom of page