top of page
  • Marina Piquini

Marcas de Moda Sustentável


Para quem não sabe, no mês de julho acontece o Julho sem Plástico, uma campanha de conscientização para que se evite ao máximo o descarte do material no mês. E, falando de sustentabilidade e moda, o assunto é mais polêmico. Acontece que a Moda é uma das áreas da economia que mais poluem, respondendo por 8% e 10% das emissões globais de gases-estufa (isso é mais que o transporte marinho e da aviação juntos!).

No entanto, essa relação entre a moda e o meio ambiente não ficou só por aí. Nos últimos anos temos visto muito debates e iniciativas bacanas para reverter a situação. A Eco Fashion (ou Moda Sustentável) chegou com tudo, e hoje em dia está se tornando uma tendência cada vez mais forte, principalmente entre o público jovem e nas redes sociais.

Mas o que é Moda Sustentável? Bom, em poucas palavra a Eco Fashion é uma vertente que busca que promover uma reformulação no sistema e na manufatura da moda para uma maior integridade ecológica e social. Ela busca atingir não só as grandes marcas, como também trabalhar sobre um aspecto mais profundo, conscientizando o indivíduo a praticar cada vez mais ações sustentáveis.

E quais são essas práticas? Olha, é algo bem simples: você deve ter em mente que você como consumidor tem um papel muito importante dentro do mercado, e tem a liberdade de escolha onde investir o seu dinheiro. Optar por brechós, slow fashion, e marcas que defendem causas sustentáveis é uma boa maneira de ajudar nesta causa, além de também ter em mente que às vezes é muito melhor investir em qualidade em vez de qualidade.

(Ah! E se você também está interessado em conferir algumas outras soluções sustentáveis em termos de tecidos de roupas, ou até mesmo relacionado às etiquetas (muitas vezes a gente se esquece delas, mas elas também são parte importante dessa equação do descarte), você pode conferir nosso último post no blog!)

É por isso que nós da Mude! resolvemos te apresentar algumas marcas de moda sustentável muito bacanas para você ficar de olho!

Levh

A Levh é uma marca de roupa de praia que, além de ter um trabalho editorial muito bacana (confira os insta deles!) tem uma proposta muito interessante e que tem tudo a ver com o mar: a sua linha de biquínis é feita de um tecido desenvolvido a partir de linhas de nylon usadas em redes de pesca e de outros produtos feitos com esse material, que muitas vezes, acabam sendo descartadas nos oceanos.

O tecido é desenvolvido em parceria com a empresa Italiana Econyl, e é feito justamente a partir de resíduos de nylon resgatados do mar. O tecido possui um processo de decomposição muito mais rápido que tecidos mais usuais no mercado, além de oferecer proteção UV+.

No site oficial da marca eles afirmam que:

“A Levh é uma marca que preza sempre pela sustentabilidade, buscando reduzir ao máximo os impactos ambientais em todos os processos.”

Flavia Aranha

A marca fundada em 2016 pela estilista do mesmo nome, é reconhecida por sua técnica de tingimento natural e de outras práticas sustentáveis. A Marca não é pouca coisa, sendo certificada pelo Sistema B, movimento global que certifica empresas que criam produtos e serviços voltados a resolver questões socioambientais. A iniciativa da estilista surgiu a partir de uma insatisfação com a indústria, tanto em termos de degradação ambiental, quanto em termos de condições de trabalho inumanas.

A marca apresenta coleções com cores terrosas de tirar o fôlego. Em seu site oficial a Flavia Aranha declara:

“O tingimento natural nos ensina cotidianamente o quanto uma visão holística, com todos os elementos da cadeia integrados, é essencial. Da terra ao pigmento um infinito de variáveis dá o tom, por isso é preciso reconhecê-las e estar a par de como influem. De olhos atentos aos detalhes seguimos propondo o encontro entre os conhecimentos ancestrais e inovações tecnológicas a fim de promover relações humanizadas e impactos positivos em todos os pontos da cadeia.”

Insecta Shoes

Essa marca de calçados super descolada surgiu de uma idéia muito diferente: a partir de roupas de brechó é produzida os sapatos da marca. Opa, como assim? Criada em janeiro de 2014, a Insecta Shoes é uma empreitada de duas mulheres e tem o propósito de reutilizar as roupas encontradas em brechós, como uma maneira de promover o comprometimento com o meio ambiente, incentivar o empreendedorismo e empoderamento feminino e o cuidado com os animais.

Agora, além de roupas, a marca também consegue reutilizar materiais como garrafas plásticas para tecido, e borracha reciclada para solados dos sapatos.

Entre os citados acima, os valores da empresa, segundo o seu site oficial, também são:

“Não abrimos mão da estética. Acreditamos que essência é sempre maior que tendência. Não sacrificamos nenhum ser vivo para fins estéticos. Lutamos ativamente pelas causas de defendemos. Trabalhamos com relações de ganha-ganha. Mantemos o diálogo aberto com quem faz, apoia e usa. Sabemos que não somos perfeitas. Ouvimos o outro e colocamos em prática o que é construído nessa troca.”

Boutique São Paulo

Lembra que falamos lá em cima sobre brechós? Então, por isso mesmo queríamos apresentar para vocês um bem especial, a Boutique Brechó. Além de venderem roupas que foram descartadas, a empresa tem como prática dar uma nova vida à peça, passando por um processo de curadoria, revitalização e higienização. A proposta é de conscientizar os consumidores e a desacelerar o consumo desenfreado do setor de moda.

O instagram deles é pura estética pinterest. O marca busca defender que:

“”Consumir de maneira consciente pode ser divertido e bonito, e é isso que tentamos mostrar em nosso dia a dia.”

O legal de investir em um brechó para a causa sustentável é que, consumindo por meio dele, você evita que a peça de seja descartada de vez, além de evitar desperdícios de matérias primas e de água, que são utilizadas na feitura de peças de roupa. Por exemplo: para a produção de uma camiseta de algodão, por exemplo, são gastos cerca de 2.495 litros. Se você acha isso muito, dá só uma olhada no caso de uma peça jeans: em média de 9.982 litros!

Yes I am Jeans

E falando de jeans, a marca “Yes I am jeans” busca dar uma solução para aqueles que são eco friendly mas que também, são apaixonados por uma peça jeans (e quem não né?). A marca tem como objetivo que utilizar o mínimo de produtos químicos o possível em suas peças, utilizando uma cartela mínima e clássica de cores. Além disso, a marca defendem outras causas muito bacanas como a mão de obra humanizada e qualificada.

Em seu site oficial, a marca afirma que:

“Temos um mandamento: que o consumidor esteja sempre consciente do que está comprando, que invista em um produto atemporal e duradouro. Nossos produtos são produzidos no Brasil, com mão de obra humanizada e qualificada.”

Então queridos, por enquanto é isso. Mas e aí? Tem alguma outra marca que você gosta e que é super eco friendly como as citadas aqui? Comente com a gente!

 

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM

bottom of page