top of page
  • Mude! UFMG Jr.

Você sabe o que é MEJ?


Se você não sabe o que é o MEJ, não se desespere, você está no lugar certo! Nesse post explicaremos o que é e quando surgiu.

MEJ significa "Movimento Empresa Júnior" e tem como propósito a busca por um Brasil Empreendedor. Mas o que é uma Empresa Júnior? É uma empresa sem fins lucrativos criada por alunos de graduação de um curso para terem uma vivência empresarial (projetos, gestão e empreendedorismo).

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França em 1967, pois os alunos da ESSEC – L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales, em Paris, sentiram a necessidade de ter conhecimento das ferramente e vivência do mercado em que eles trabalhariam futuramente. O conceito se espalhou entre outras universidades francesas e em 1968, foi criada a Confederação Francesa de Empresas Juniores que já reunia mais de 20 empresas na época.

Na década de 80 o modelo francês consolidou-se e começou a se difundir internacionalmente, chegando à Suíça, Bélgica, Espanha, EUA e, em 1988, chega ao Brasil através da Câmara de Comércio Franco-Brasileira.

As instâncias do MEJ no Brasil são: Brasil Jr., Federações, Núcleos e EJ's. A Brasil Jr. é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores sendo a "instância que representa as empresas juniores brasileiras, impulsionando a vivência empresarial que elas proporcionam e legitimando-as à sociedade."

1. As federações são as instâncias que representam as EJ's de cada estado, sendo a FEJEMG a federação mineira.

2. Os núcleos são as instâncias que representam todas as EJ's dentro das Universidades sede, no caso da MUDE! seu núcleo é o Núcleo UFMG Jr.

3. E por último, mas não menos importante, estão as EJ's que são todas as Empresas Juniores dentro da Universidade sede.

Gostou do post? Dê um like e compartilhe com seus amigos para ajudar a divulgar o MEJ e venha você também fazer parte desse movimento.

 

Fontes:

https://www.brasiljunior.org.br/conheca-o-mej

https://www.brasiljunior.org.br/conheca-a-brasil-junior

http://www.enacaoconsultoriajr.com.br/historia-do-mej/

http://www.fejemg.org.br/sitenovofej/wordpress/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Empresa_j%C3%BAnior

http://omeumovimento.blogspot.com.br/2009/07/movimento-empresa-junior-historia.html

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM

bottom of page