top of page
  • Mude! UFMG Jr.

O que rolou nos dois últimos dias da SPFW N44


Na última quinta-feira, 31, aconteceu o último dia da São Paulo Fashion Week e não podíamos de deixar de fazer um post sobre tudo que rolou nos dois últimos dias de desfiles para você.

Com coleções inspiradas em diversos países do globo, muitas marcas apresentaram looks impactantes e cheios engajamento, como Gloria Coelho, Cotton Project e Jahnkoy (nossa queridinha da quinta-feira). Ficou curioso? Então olha só o que separamos especialmente pra você:

Caminhando entre os convidados, Vitorino Campos conta seus processos e descobertas durante sua viagem ao Vietnã que inspira a coleção da Animale. Texturas, bordados em jacquard, aplicações de mini flores e estampas que simulam tatuagens são algumas referencias ao país.

Com um casting que mesclava mulheres reais e modelos, Gloria Coelho apresenta a coleção The Crow, que se inspira na monarquia e na cultura inglesa. Peças em preto, navy, rosa psicodélico e amarelo limão constrói uma imagem de mulheres fortes e independentes. O empoderamento feminino e a inclusão também são temas abordados no desfile.

Comemorando os 100 anos da praia do Brasil, Ronaldo Fraga apresenta um beachwear retrô inspirado nos anos 20. Listras, hot pants, vestidos de babados, suspensórios e uma paleta de cores com preto, rosa e cobre são belíssimas referências à época. Os pontos altos do desfile foram a diversidade de modelos e o uso da costura supersônica nas peças.

Apresentando pela primeira vez na SPFW, Alessandra Affonso Ferreira traz um desfile conceitual incrível com a marca Sissa. Texturas naturais tingidas de tons de terra, aplicação de botões, vestidos com estruturas simples e estampas feitas com carimbo criam o conceito ultra feminino da coleção. Além disso, a troca da passarela por estrados de madeira nos quais as modelos se posicionavam sobre, colabora positivamente com o clima da proposta.

Continuando explorando o tema da última temporada, o universo do relaxamento, a marca faz um manifesto anti-ansiedade com conjuntos listrados em tons claros, calças de alfaiataria e peças em tons de mostarda, verde menta e azul piscina. Os escritos anxiety free e saturn return também remetem ao tema de ansiedade e inquietação que vivemos.

Finalista da iniciativa conjunta do Sebrae e do Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD), Top Five, projeto que visa inserir os pequenos negócios no mercado de alto valor agregado da moda, a marca capixaba nasceu com a busca de biquínis com estampas mais expressivas e jovens, conceito que é levado para a passarela da SPFW. O beachwear com cores básicas em peças bem elaboradas com cordas e pompons e estampas florais, quadriculados e listras demonstram as características colorida e cool da Label.

Referência no mercado de couro, Kalline traz peças com formas amplas em shapes arredondados ou retos, em tons de cinza, vinho, laranja, amarelo limão e roxo. A coleção mostra o processo de rejuvenescimento da marca sem deixar de abusar de seu carro-chefe, o couro, que é adaptado para a estação.

Inspirada pelo cenário urbano belo horizontino, a marca mineira apresenta uma coleção fresh com saias assimétricas, vestidos com amarrações e calças baggy. Patchworks, macramê e tons de azul, laranja, rosa e verde também constroem as peças no gender.

A fast fashion potiguar voltada para um mercado de moda com maior valor agregado apresenta peças com muita transparência e tecidos leves como tule e organza. Com uma cartela de cores fortes predominando o preto e vermelho, a marca cria vestidos, saias evasê e calças amplas maravilhosas! Que tal?

Francesa radicada no Brasil, a já consagrada marca homônima de Karine Fouvry exalta a beleza da mulher negra com uma alfaiataria impecável. Macacões com recortes, vestidos fluídos e tops de um ombro são algumas das peças que ela apresentou em tons de preto, branco e vermelho sangue.

Inspirada nos anos 50 e nas vedetes brasileiras, a moda praia e lingerie de Amir Slama traz muitas franjas presas, fazendo referência ao tema, tecidos fluídos como o cetim, tons nude e vermelho paixão. Apostando também no público masculino, a coleção é repleta de sungas e hot pants decoradas, que já queremos!

Sem apresentar tendências da moda, Lino Villaventura se mantém fiel ao DNA da marca apresentando looks impactantes com texturas, efeitos e volumes nada comuns. Peças com bordados richelieu, devorê, materiais translúcidos e claro, seu patchwork impecável, constroem uma coleção que varia de tons claros a escuros no penúltimo dia de desfiles.

Homenageando o Rio de Janeiro, a label traz para a passarela uma moda festa mesclada com elementos esportivos repleta de mensagens de paz e com referências à escola de samba Imperatriz Leopoldina. Intitulada Ela é carioca, a coleção reinterpreta estampas que marcaram a história da marca, criando uma estamparia rica que é a cara da TIG, que participa pela segunda vez da SPFW.

Levantando questões sobre a sustentabilidade do sistema atual e buscando trazer consciência aos consumidores sobre outros modos mais viáveis de produção, distribuição e consumo, a finalista do prêmio Louis Vuitton 2017 realiza uma apresentação que vai além das roupas. Com looks forte, a artista russa, com o apoio da Puma e do Sebrae, mistura a África, o artesanal, o sportswear e o lifestyle e cultura da Rússia em peças muito bem elaboradas.

O streetwear luxuoso da grife comercial SCK de Samuel Cirnansck reflete os desejos de consumo atual com peças marcantes sob medida. O trabalho artesanal de bordados e ornamentos em vestidos, jeans e calças de moletom mostram a riqueza na construção das peças, criando uma identidade notável da coleção.

Marcada pelo uso do tricô, a coleção de Douglas Almeida e Liliane Rebehy é composta por roupas funcionam fora da passarela, como os camisões que viram vestidos. As franjas de ráfia sintética, as pedrarias e as cores primárias indicam a inspiração do continente africano.

A coleção ultra feminina de Helo Rocha, inspirada na hora de dormir e na moda íntima brinca com o gênero na passarela do último dia do evento. Com o tema Sonhos Tropicais e com referências das suas raízes nordestinas, a estilista apresenta peças com modelagens e shapes inspirados em lingeries vitorianas com uma cartela de cores suaves e tropicais.

Com a nostalgia dos Eua dos anos 2000, o tema náutico do streetwear com referências da cultura underground de Juliana Jabour constrói uma coleção marcada por calças amplas, moletons cropped de capuz e maxi-moletons que são mesclados com babados e transparências.

Inspirado na paisagista, urbanista e arquiteta francesa-brasileira Lota de Macedo Soares, Luiz Claudio Silva conta a história de uma mulher forte por meio de uma alfaiataria com peças fluídas e chiques mesclada com o trabalho artesanal e construções geométricas em um charme da moda masculina.

Com o estilo de Igor de Barros e o styling de David Pollack, a Reserva apresenta peças masculinas funcionais que se inspiram no mundo de Wally, de Onde Está Wally, e no universo dos mochileiros, construindo uma coleção com looks reais que podem ser usados de maneiras diferentes, fazendo referência a como os viajantes se adaptam aos lugares com as roupas que possuem na mochila.

Renato Ratier traz para o último dia da SPFW uma atmosfera urbana e industrial da cidade, inspiração para sua coleção verão 2018. Engajada com a moda sustentável, a label reinterpretou materiais de temporadas anteriores que, com intervenções de Adriane Lisboa e Sophia Viese, as peças oversized (característica da marca) em tons de preto, cinza, branco e pinceladas de vermelho encantaram os convidados.

Gostou? Então assine nossa newsletter e fique ligado nas nossas redes sociais para sempre receber em primeira mão o que tá rolando na Mude e no mundo!

 

Fotos: FFW

Referências:

https://www.lilianpacce.com.br/

http://vogue.globo.com/

http://ffw.uol.com.br/desfiles​​vo

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM

bottom of page