• Mude! UFMG Jr.

Tudo que você precisa saber sobre: Caderno de Processos


Se você quer entender um artista, procure primeiro entender seus processos criativos, lá você obterá grande parte das respostas que procura.

Uma ideia pode surgir como uma epifania, mas ela só amadurece através da pesquisa. Uma pesquisa criativa pode ser desenvolvida de diversas formas, tudo varia de acordo com o pesquisador. Um bom método para fazê-la é através de um Caderno de Processos ou Sketch book. Mas se esse conceito ainda te parece estranho, você está no lugar certo.

Um Caderno de Processos é um objeto no qual são registrados todos os procedimentos que envolveram a investigação acerca do seu objeto de pesquisa. Nele há espaço para tudo: ilustrações, fotografias, recortes, colagens, registros escritos, citações, amostras de tecido e aviamentos, etc.

Mas não se engane com essa postagem, não há receita para um caderno de processos. Ele é basicamente uma metodologia livre para o registro de ideias e técnicas e, através dele, a criatividade do pesquisador é colocada em prática para auxiliar no desenvolvimento do produto final.

Um Caderno de Processos não é um produto, mas um objeto pessoal que carrega consigo a memória e a identidade do seu autor. É o registro do amadurecimento das ideias que, eventualmente, darão origem à criatura.

Uma grande referência para a elaboração de Cadernos de Processos é o estilista Ronaldo Fraga. Todas as suas coleções partem de um caderno de memórias no qual ele desenvolve desenhos, técnicas, guarda referências e registra ideias. E ele diz: "Não é a toa esse nome: Caderno de roupas, memórias e croquis, tudo é uma coisa só." e é de fato, tudo se conecta e evolui em um conceito único.

"Então hoje, o que eu nem via como processo, mas mais uma forma de organizar, me ajuda bastante, porque toda estampa, toda parte gráfica sai dali e não só para essa coleção em questão. Às vezes, preciso resolver alguma coisa e volto aos cadernos antigos, em coisas que nem foram transformadas em roupa. É para o meio acadêmico, uma forma livre, vai, de se pensar, mas como registro ela fica configurada como uma forma de criar."

Um Caderno de Processos é, portanto, uma maneira muito eficiente de evoluir e registrar ideias. Ele mesmo pode ser considerado um objeto de arte de valor inenarrável, talvez até superior ao produto final. Então, quando for criar, valorize a sua metodologia, desenvolva sua imaginação com tranquilidade. A criatividade precisa ser estimulada através de experiências.

O que acha de tentar construir um Caderno de Processos? Compartilhe com a gente as suas ideias!

Referências:

http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistaiara/wp-content/uploads/2016/09/Conversas-com-Ronaldo-Fraga_REV.pdf

http://www.studentartguide.com/articles/fashion-design-sketchbooks

http://vidamaiscriativa.com.br/2015/03/o-sketchbook-e-o-processo-criativo/ https://www.youtube.com/watch?v=HyNkfVNgCPM

#cadernodeprocessos #ronaldofraga #moda #arte

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM