• Mude! UFMG Jr.

Vaporwave e sua influência na moda


Você pode não ter ouvido esse nome, mas em certo momento já viu alguma imagem, edição ou alguma roupa que tenha o Vaporwave como estética. Criado no ano de 2010, é um gênero musical que se tornou bastante conhecido com o álbum Floral Shoppe da artista Vektroid, se tornando imediatamente um movimento artístico difundido em diversas comunidades onlines. É caracterizado por uma fascinação pela estética nostálgica dos anos 90 e sua cultura retrô, misturando esculturas neoclássicas em mármore e clip arts com computadores, videogames e todo o webdesign dos anos 90, abrangendo toda uma estética tecnológica para a época.

Com colagens e sobreposições de elementos nostálgicos, o Vaporwave nasceu de uma crítica ao capitalismo e a sociedade de consumo, carregando um visual bastante característico.

Desde que o movimento foi difundido, principalmente por ser iniciado em comunidades online, há uma influência no modo de vida das pessoas que conhecem e se identificam com sua estética, consequentemente, no modo de se vestir das mesmas.

Sete anos após seu inicio, podemos notar que ele não se tornou um grande movimento artístico conhecido em todo o mundo, porém, ainda influencia diversas pessoas no meio online, no qual se difundiu e permaneceu.

Podemos encontrar em algumas coleções um pouco da estética do Vapowave, mesmo que sem possuir necessariamente uma influência direta do estilo, por exemplo, as cores e uso de símbolos do McDonald’s, da Barbie e de Cartões de Crédito que podemos ver nas Coleções de Jeremy Scott para a Moschino.

Por sua relação com a tecnologia, o movimento vem evoluindo bastante em termos estéticos, levando em consideração a constante mudança do meio tecnológico, mas sem perder sua essência. Atualmente, estamos passando por uma onda de estilo intitulada por “Estilo Tumblr” no qual a influência do Vaporwave tem tomado conta de forma muito forte, por exemplo, em estampas de emoticons e na utilização do holográfico nas peças.

Conta pra gente nos comentários o que você acha sobre a estética Vaporwave! E fique de olho nas nossas redes sociais pra não perder nada!

Referências: Fotos de Rafael De Jongh

#vaporwave #culture #aesthetic #fashion

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS