• Mude! UFMG Jr.

Como as cores podem influenciar em sua aparência


Sabemos que as cores têm a capacidade de despertar consciente ou inconscientemente uma reação de proximidade ou de repulsa. Isso porque, carregam consigo uma carga simbólica, que se associa às culturas e vivências de cada indivíduo. O vermelho, por exemplo, é repleto de significados, está ligado à paixão, excitação sexual, ao amor, ao poder, à guerra, ao perigo, à violência, ao calor, ao sangue. Em algumas culturas orientais o vermelho é associado à felicidade e prosperidade. Já no contexto religioso cristão o vermelho é a cor da carne, do pecado, do diabo, da tentação. Logo, isso significa que uma mesma cor pode ser interpretada de diversas formas, conforme for a ocasião e o contexto em que se apresenta. As cores podem ser, portanto, uma excelente ferramenta de comunicação visual se forem usadas de modo consciente.

Observe como o tecido laranja (à esquerda), ao contrário do tecido roxo (à direita), disfarçou pequenas manchas, reduziu o aspecto das olheiras, iluminou queixo e buço e corou levemente as bochechas da modelo.

As cores que uma pessoa costuma vestir dizem muito sobre a sua personalidade. Na consultoria de estilo e imagem este é um fator bastante considerado. Além do efeito psicológico as cores, devido a sua reflexão, estas também são capazes de oferecer a nossa pele um aspecto mais uniforme e de vivacidade, amenizando a percepção de manchinhas e olheiras, por exemplo. Isso pode ser percebido através do teste da calorimetria. Esta é uma das etapas realizadas pela consultoria de estilo que consiste em uma análise e identificação da temperatura da pele, fria, quente ou neutra. Em sequência há o método das quatro estações que identifica a cartela de cores a partir da avaliação do subtom da pele. Peles frias se subdividem em inverno e verão, já peles quentes em outono e primavera.

Observe que as paisagens referentes ao verão e inverno predominam cores frias: tons de azul, verde. Enquanto que para outono e primavera prevalecem cores quentes: amarelo, marrom, vermelho, rosa.

Descobrir como as cores podem agir a nosso favor e quais cores lhe caem bem trazem grandes vantagens. E por isso temos cinco ótimos motivos para te incentivar a começar a estudar as cores:

1- Identificar uma boa coloração para pintar os cabelos.

2- Identificar sua paleta de cores que ajudam a amenizar manchas e olheiras.

3- Identificar a composição das peças que for comprar e vestir, que estejam de acordo com a sua coloração pessoal.

4- Saber realizar boas combinações de cores e que expressem sua personalidade.

5- Receber muitos elogios!

E ai já começou a estudar as cores? Gostou do post? Então dê um like e compartilhe com seus amigos!


FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM

Prédio do Design de Moda

Rua Leopoldino dos Passos, 33 – Bairro São José

Belo Horizonte/MG

mudeufmg@gmail.com

(31) 3492-1257

© 2017 por Taís Ribeiro e Thaís D'Angelo. Criado pelo Wix.com