top of page
  • Mude! UFMG Jr.

Você sabe a diferença entre o Xadrez e o Tartã?


Com o frio chegando em Bellory Hills, nos vemos obrigados a tirar nossos casacos e camisas de flanela do armário para criar nossas composições invernais.

Quando o assunto é estampa, algo que vem sempre em mente quando se pensa em inverno é o xadrez... Ou seria o tartã? Qual a diferença dos dois?

O tartã é aquela estampa que lembra um xadrez mas tem uma padronagem um pouco diferente, é fortemente ligada aos escoceses e britânicos, já que sua “criação”, vem de povo celta e até hoje nos períodos atuais essa identidade se mantém firme com as marcas Burberry, Alexander McQueen, Vivienne Westwood entre outros. Pode conter uma variação grande de cores devida a sua padronagem mais sofisticada e geralmente compõe estampas grandes.

(Vivienne Westwood e Alexander McQueen da esquerda para a direita)

Já o xadrez mais popular entre nós, também chamado de vichy, possui uma padronagem mais simples onde geralmente há no máximo três cores juntas (duas principais e uma terceira formada pela sobreposição das duas), é aquela estampa típica das toalhas de piquenique dos filmes, que podem ser encontradas nos mais diversos tamanhos.

Ambas as estampas são muito utilizadas principalmente no inverno porque podem dar um ar mais cool as composições, geralmente mais sóbrias desse período do ano. É bastante prática também por facilitar a harmonia entre peças de tons que não se misturariam normalmente.

Esses são apenas dois tipos de “xadrez” ente os inúmeros existentes. Marcas como Balenciaga têm apostado ainda na mistura de estampas com a padronagem xadrez (e tartã também) em seus últimos lançamentos. O que nos inspira a soltar ainda mais a imaginação na hora de criar nossos “outfits” para curtir o frio de forma muito elegante e acima de tudo, atemporal.

(Xadrez e Tartã da esquerda para a direita)

Você incorpora algum deles nos seus look? Nos deixe sabendo. Curta e compartilhe!

 

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM

bottom of page