top of page
  • Mude! UFMG Jr.

Moulage


Uma das partes mais importantes no processo de confecção de uma roupa é a modelagem. Modelagem é, basicamente, fazer um molde da peça, para que depois o tecido seja cortado no tecido certo. Para isso, temos a modelagem plana, feita direto no papel, e a moulage, hoje, nós vamos falar um pouquinho dela.

Embora haja indícios de utilização anteriores, Madeleine Vionnet e Madame Grès, aproximadamente na década de 20, são consideradas as pioneiras da técnica como ela é hoje. Moulage é uma técnica de modelagem que consiste em, basicamente, modelar a peça direto em cima do manequim ou da própria pessoa.

Parece fácil? Bem, nem tanto assim. Dentro dela, nós temos algumas técnicas que devem ser seguidas afim de que as marcações não se percam e que seja possível passar para o papel depois. São detalhes simples como mapeamento do manequim, alinhamento com as circunferências, marcação de fio reto, de pences, entre outros.

É uma técnica muito utilizada porque permite criar volumes, drapeados, recortes, etc., de uma maneira muito mais fácil do que seria na modelagem plana no papel, pois já se vê o resultado no manequim e ali mesmo, se corrigem possíveis erros. Geralmente são usados tecidos parecidos com o “final” para que se veja o caimento e o acabamento da roupa. Após esse processo, planifica-se o desenho do tecido e corrige-se o que for necessário.

Muitas maisons de alta costura a usam para criar as mais infinitas e inesperadas formas, criando um efeito arrebatador e quase surreal, que leva a gente a pensar: mas como isso é possível? No final, o processo acaba que dá mais liberdade de criação e se ajusta melhor e mais facilmente ao corpo, pois já segue suas curvas. É tudo uma questão de estruturar o tecido da maneira que você quer que ele fique, sem esquecer de marcá-lo bem, claro.

Embora um processo mais demorado, a moulage garante a qualidade e o estado final da peça do jeito que a gente queria. Só é preciso ter o jeitinho, e um pouco de paciência, até chegar lá.

E você, o que achou dessa técnica? Já a conhecia? Conte para a gente, e não deixe de acompanhar o blog para mais conteúdos!

 

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM

bottom of page