top of page
  • Mude! UFMG Jr.

Evolução da moda – Stuck in the 90's


Como visto no primeiro capítulo da nossa série (que você pode conferir clicando aqui!), a moda da década de 80 foi marcada pelo exagero e a influência de celebridades como Madonna e Lady Diana. Quase que como um novo movimento artístico, a moda dos anos 90 chega negando os principais valores trazidos pelos anos 80, visando um visual minimalista e cores mais neutras.

Com a moda cada vez mais diversa, nos anos 90 foi possível uma pluralidade de estilos muito maior em relação às décadas anteriores, de modo que era possível que as pessoas se vestissem com o que achavam mais interessante de cada estilo, mesclando assim as várias tendências lançadas durante o período, com isso, começaram a prezar pelo conceito e exclusividade transmitida por suas peças.

A tecnologia teve um papel importante na vida dos designers, seus avanços propiciaram a criação e beneficiamento de tecidos com proteção aos raios UV, anti-bacterianos e termoativos, abrindo assim os leques de possibilidades de utilização das roupas.

Foi um momento muito bom para as grifes italianas como Gucci, Armani e Prada, responsáveis pela democratização do luxo, com criações de alta qualidade que se tornaram referência mundiais de estilo na época.

As top modelos como Naomi Campbel e Kate Moss eram os ídolos das fashionistas, todos queriam ter pernas enormes como as delas e viver o estilo de vida glamourosa que elas viviam, e que a mídia nos mostrava nos programas de tv, e bem... basicamente pelo fato de serem super modelos que desfilavam para as marcas mais trendy do momento.

Assim como as novelas fizeram na década anterior, os filmes do cinema fizeram a cabeça da galera e o estilo colegial de Patricinhas de Beverly Hills foi uma verdadeira febre, Julia Roberts e Jennifer Aniston tiveram seus holofotes garantidos devido aos looks.

A moda masculina foi reinventada com o surgimento do Grunge, subgênero musical inspirado no heavy metal, punk e indie rock. Bandas como Pearl Jeam e Nirvana difundiram pelas roupas suas maneiras de se expressar.

Camisas de flanela e jeans surrados com camisetas de banda eram o novo uniforme para os meninos (e para as meninas também, tudo bom?!) e como a moda anda mais devagar para os homens, essas peças foram e voltaram à moda várias vezes, mas se mantêm contemporâneo até hoje.

No final dos anos 90, as passarelas adotaram a beleza heroin chic, apresentando modelos pálidas e olheiras, o que firmou ainda mais a influência do grunge na moda, e novamente Kate Moss foi a maior inspiração deste estilo.

Embora não tão longínquo assim, muitas roupas dos anos 90 estão “na moda” agora, como a estampa Paisley (das bandanas) e os mom jeans. O minimalismo dos anos 90 são adotados até hoje pelas pessoas que buscam uma vida mais prática.

E aí, o que vocês pensam sobre a década de estilos plurais e icônicos ?

Fiquem atentos ao próximo post desta série! Não se esqueça de nos curtir e compartilhar também!

 

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM

bottom of page