• Marina Piquini

Marketing é muito mais do que fazer um post, e vamos te explicar o porque.


Marketing é muito mais do que fazer um post, e vamos te explicar o porque.

Sem dúvidas, muitos reconhecem a importância das redes sociais para promover o seu negócio. Não são apenas ótimas plataformas para se ter uma vitrine virtual de sua loja ou empresa, como também oferecem a possibilidade de você interagir de maneira rápida e fácil com os seus clientes. Além de conseguir por meio disso comunicar os valores da marca, algo hoje indispensável.

Com o cenário atual então, é importantíssimo que suas redes sociais estejam alinhadas á uma ótima estratégia de marketing. Além de estarmos consumindo cada vez mais o conteúdo dessas plataformas, estamos mais atentos ao que é feito por lá. Já ouviu falar no consumidor 4.0? Pois é.

Mas então quais seriam essas estratégias de marketing? Bom é aí que o bicho pega. Fazer um bom marketing vai muito além de fazer apenas um post nas redes sociais. Quando falamos de posts, inclusive, devemos sempre pensar em um plano de alinhamento dos temas com os valores e a imagem da empresa, obedecer um cronograma, seguir uma identidade visual, e comunicar bem a mensagem com o público. Eita, isso já deu um trabalho, né?

Porém, tem muito mais além disso. O que é realmente interessante é ver as estratégias feitas tanto online quanto offline, ou também como transmarketing (quando se é usado outro veículo de comunicação além das redes sociais). Pode parecer meio estranho falar sobre estratégias offline depois desse discurso todo sobre a importância das redes sociais, mas vamos aqui dar alguns exemplos sobre esse alinhamento:

Ginger

Uma das últimas novidades da moda nacional é a grife fundada pela atriz Marina Ruy Barbosa e Vanessa Ribeiro, com a colaboração do designer Leandro Benites, chamada Ginger. A marca abraça conceitos de sustentabilidade (que aliás é uma demanda cada vez mais presente entre os consumidores 4.0), e apresentou uma coleção-cápsula de roupas estilo comfy wear com toques de alfaiataria. A coleção levou o nome de Prefácio e teve 100% do seu lucro revertido para a ONG Gerando Falcões, que atua nas favelas do Brasil.

Mas o que impressionou bastante foi o sucesso da marca nas redes sociais, que, consequentemente acarretou no esgotamento das peças da grife em apenas 12 horas após o lançamento.

Marina já estava dando dicas em seu instagram. Seus seguidores já estavam presenciando algumas pistas com postagens despretensiosas de tons alaranjados, fotos do look do dia bem vibes comfy wear, layouts e até mesmo laranjas. Sim, isso mesmo que você estava pensando, aquele conjuntinho laranja em que Marina foi fotografada na feira, que fez sucesso nas redes, era parte da coleção da grife. As notícias de fofocas bem “Caetano estacionou o seu carro em Leblon”, no qual a atriz teria sido “flagrada” com o look laranja se mostraram uma ótima estratégia offline. Não é de se espantar que, seguindo uma boa estética, usando a influência e a linguagem certa, a marca tenha ganhado os holofotes e tenha esgotado todas as peças em um dia.

Boca Rosa

Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, teve o que falar a respeito de sua participação no reality show Big Brother Brasil. Mas uma coisa a se reconhecer e salientar disso tudo foi a sua estratégia de transmarketing.

Mesmo correndo o risco de perder engajamento e seguidores em suas redes sociais, principal meio de atuação da influencer, Bianca foi de cabeça quando viu a oportunidade de participar de um dos reality shows mais famosos do Brasil. Isso porque ela já tinha tudo pensado. Ela viu a oportunidade de promover, de maneira orgânica, a sua marca Boca Rosa Beauty e Boca Rosa Hair.

Mas acontece que muitos podem também ficar preocupados, pois os participantes não podem pronunciar nomes de marca durante a estadia na casa. Um saída para muitos era dar apelidos para os produtos usados no dia a dia, como “verdinha” para a Heineken. No entanto, logo quando a influencer entrou no programa, ela assinou um contrato no qual especificava que ela queria falar de sua marca, e conseguiu fazer isso. Bianca pode não só falar de suas marcas como também usar os seus produtos, provando ao vivo, sua qualidade. Quem não lembra da icônica cena onde a influencer chorou, mas sua maquiagem ficou intacta? Virou até meme, e um meme bem lucrativo.

Além disso, Bianca também assinou um contrato com a marca de roupa Kaoli, onde, todo o domingo, ela usaria um conjunto da marca com uma cor específica. E com isso, a cada semana, a cor de acordo com o conjunto usado era o predominante em seu feed no instagram. Por exemplo, se ela usou rosa em um domingo, a cor do instagram naquela semana era rosa. Muito legal, né? Isso significa que antes mesmo de ir para o BBB, Bianca e sua equipe, junto com a loja parceira montaram os look e prepararam as postagens, deixando assim seu instagram ativo, além de pesquisar sobre os melhores dias de audiência do programa para aplicar suas estratégias lá.

Junto com ações offline, realizadas no programa, e online, a influencer conseguiu não só divulgar sua marca e a Kaoli, como também aumentar as suas vendas.

Buzz marketing

Uma outra estratégia de marketing que vem se provando muito eficiente é o buzz marketing. Em outras palavras é criar um certo barulho ou estímulo nas redes sociais antes do lançamento do produto ou marca. Já vimos lá em cima que Marina Ruy Barbosa já tinha realizado uma espécie de buzz marketing para divulgar a sua grife Ginger. E, Bianca Andrade também não fica de fora quando se trata de buzz marketing.

Um exemplo foi a estratégia que a influencer usou para divulgar a sua marca de produtos para o cabelo, o Boca Rosa Hair. Antes do lançamento, ela já havia criado nas redes uma linha raciocínio, que algo relacionado à cabelo estaria por vir: em uma semana fazia um corte e um tingimento em seus cabelos, e na outra, já fazia outra transformação visual. Seus seguidores ficaram intrigados tantos pelas mudanças visuais, tanto no possível estrago que tanta química no cabelo poderia estar provocando. Aí ela lança o seu produto, provando que eles ofereciam uma hidratação poderosa e que protegeu o seu cabelo de um corte químico depois de tantas transformações.

Ver esses exemplos só salienta a importância de um planejamento estratégico em suas redes. O marketing e a comunicação estão em constante mudança e aprendizado e isso gera ótimas soluções. Bacana demais, né?

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM