• Marina Piquini

Já ouviu falar de consumidor 4.0?


Bom, é meio óbvio dizer que as redes sociais já fazem parte do nosso cotidiano. É quase impossível ficar totalmente desconectado da rede e longe de aparelhos que conectam com a internet. Mas aqui, já parou para pensar em como essa nova tecnologia de informação passou a mudar a nossos hábitos, nossa maneira de comunicar e produzir conteúdo?

A verdade é que esse grande desenvolvimento que ocorreu com as tecnologias da comunicação acarretaram muitas transformações: nunca foi tão rápido e fácil ter acesso à informação. Podemos, com um clique, saber sobre o que está acontecendo do outro lado do globo, em tempo real. Mas o acesso à informação não é a única coisa que essa ferramenta permite: podemos compartilhar essas informações entre nós. Isso significa que podemos realizar, sentados em nosso quarto na frente de um computador, atividades que antes demandavam tempo e deslocamento, como encontrar e conversar com amigos, estudar, trabalhar e comprar.

Todo esse impacto é muito interessante pois, além de nossos relacionamentos sociais, ele também mudou a maneira que nos relacionamos com as empresas. E é no meio de tudo isso que nasce um novo tipo de consumidor: o consumidor 4.0.

Mas antes de falar dele, é interessante repassar sobre os outros tipos de consumidores:

  • Consumidor 1.0 - quando ainda não tínhamos a mesma facilidade de ter acesso a informações, e sem ter muitas opções, esse tipo de consumidor se preocupava apenas com as soluções que o produto oferecia.

  • Consumidor 2.0 - Com o aumento do mercado e da concorrência, os consumidores passaram a ficar mais exigentes perante o produto, comparando as marcas e as promessas de venda.

  • Consumidor 3.0 - Já o consumidor 3.0 deu um passo além: sendo um pouco mais informado que o outros consumidores, ele passou a se identificar com as marcas, em busca de uma identificação de lifestyle ou valores.

E agora surge o consumidor 4.0 - Mais bem informado, mas que vai muito além. Com a internet na ponta do dedo, pode comparar preços e opiniões de outros clientes. Consegue se informar sobre os processos da manufatura do produto, as consequências sociais e ambientais que sua produção pode ocasionar. Verifica qual é o posicionamento da empresa em questões sociais e ambientais. É, em resumo, um reflexo dessa nova era digital, um consumidor que está muito bem-informado e que também defende as pautas que acredita e exige isso das marcas.

O consumidor 4.0, além de informado, é muito presente nas redes. Já conhece as linguagens usadas nesse meio, utiliza diariamente as plataformas e conseguem perceber quando algo não é, verdadeiramente, aquilo que muitas empresas querem transmitir nas redes. Eles consomem as plataformas sociais e consomem nelas, escolhem o produto de acordo com o posicionamento da empresa e a sua presença digital.

Sendo muito mais atento e exigente, ele significa para as empresas muito trabalho. Estudar e entender o público é ainda mais essencial. Entender sobre o que seu cliente está interessado, no que ele acredita. Além disso, as empresas precisam olhar para dentro de si mesmas, observar os seus valores e práticas, e ver se estão alinhadas com esse novo consumidor. Precisam estudar as redes para transmitir os ideais da empresa, vender o seu produto e, principalmente, produzir conteúdo relevante. Para complementar, devem se atentar a suas demandas, interagir com o consumidor 4.0, mostrar o cuidado que tem com aquele cliente e, se possível, oferecer um atendimento personalizado.

Pode parecer até “loucura” tudo isso, mas as empresas que estão alinhadas com o consumidor 4.0 conseguem acompanhá-lo e, assim, se adaptar da melhor maneira possível, às reviravoltas do mercado. Além do mais, para o consumidor 4.0, todas as ações apontadas acima são básicas. O mínimo que se pode esperar das empresas hoje.

E aí? Se identifica com o consumidor 4.0? O que a sua empresa faz para atendê-lo?

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM