top of page
  • Marina Piquini

Arte Drag no Brasil


Feito como prometido! Em um dos nossos últimos artigos falamos um pouco sobre a história das Drags Queens e sua ligação com a moda. Já sabemos como elas são incrivelmente performáticas,realizando verdadeiras fantasias glamourosas em seus shows. E hoje, vamos falar do movimento Drag aqui na terra do pau brasil.

A arte Drag tem como seu surgimento no Brasil anos 1980, por performistas antes conhecidas como transformistas, tendo como principais nomes Silvetty Montilla e Vera Verão. Na época não eram diferenciadas de travestis e transgêneros, obviamente por ignorância nas questões de genêro e da sociedade.

Em nosso último post sobre o assunto, ressaltamos o sucesso do reality show o “RuPaul's Drag Race”, estreando em 2009. Isso porque o sucesso mundial do programa fez com que muitas pessoas conhecem a arte Drag e assim, dando um maior highlights para Drags de todo o lugar. O programa contava com uma competição entre Drag Queens pela coroa de melhor Drag. Em cada temporada, as competidoras enfrentam uma série de desafios para mostrarem os seu talento, incluindo a criação de suas próprias roupas.O interesse pelo tema gera demanda e assim, mais oportunidades.

Dentre as Drags que conseguiram se destacar no Brasil, temos Pabllo Vittar, que se tornou um ícone do pop brasileiro e umas das drags queens mais famosas do mundo, Gloria Groove, Lia Clark, Halessia e Bianca Dellafancy. Elas quebram barreiras e trazem a mensagem da defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+ para um maior alcance. Para elas e para muitas pessoas, levam consigo imagem de uma luta por inclusão, por uma sociedade com mais empatia e o amor.

Cada uma tem as suas características e valores estéticos, sendo hoje, referência no mundo da moda por suas produções em termos de looks e também em atuação no mundo da música e do entretenimento.

Silvetty Montilla

Sílvio Cássio Bernardo nasceu em São Paulo no dia 10 de julho de 1967. Foi ator, humorista, apresentador e repórter brasileiro e a drag queen Silvetty Montilla, reconhecida hoje como uma das maiores drag queens do país. Sempre interessado por música, teatro, canto e dança, foi convencido por seus amigos a se montar e apresentar como drag queen para um dinheiro extra. Assim começou sua carreira como drag queen fazendo apresentações e participando de concursos de miss, recebendo o título de Miss Primavera de 1989, Miss Brasil 1990, Rainha do Carnaval, Miss Cidade de São Paulo e Miss Universo. Tentou carreira política.

Hoje, faz apresentações por todo o Brasil e em diversos países, e é considerada um dos maiores artistas da noite LGBTQIA+ brasileira.

Vera Verão

Jorge Luiz Souza Lima nasceu no dia 29 de março de 1952, no município de Nilópolis, no Rio de Janeiro. Foi foi um ator, comediante, dançarino e a drag queen Vera Verão.

Formado em teatro e bailarino (balé clássico e dança africana) trabalhou em muitos cabarés do Rio de Janeiro abrindo shows. Com a sua carreira de dançarino, chegou a fazer tour internacionais, com um grupo de dança. Lá permaneceu por 10 anos até entrar no corpo de bailarinos do Fantástico em 1974. A partir daí foi para outros grandes programas como “Viva o Gordo”, o especial infantil “Plunct, Plact, Zuuum”, Os Trapalhões entre outros. Mas foi no programa “A Praça é Nossa” que consolidou sua carreira como a drag Vera Verão.

Faleceu aos 50 anos, em 28 de dezembro de 2002, vítima de uma parada cardíaca.

Pabllo Vittar

Phabullo Rodrigues da Silva nasceu em 1 de novembro de 1993, em São Luís, no Maranhão, é também conhecido com o seu nome artístico Pabllo Vittar. Hoje, compositor, cantor e Drag Queen, Phabullo teve o seu interesse por música despertado quando era pequeno por conta de sua mãe. Começou a performar em uma casa noturna de Uberlândia, Minas Gerais. Aos poucos foi crescendo em sua carreira até se destacar na internet após o lançamento da canção "Open Bar", em outubro de 2015. Quem lembra?

O resto é história: com hits após hits, a drag foi crescendo em sua carreira musical e hoje é uma das drags queens mais reconhecidas mundialmente, sendo um ícone da fluidez de gênero e fazendo parcerias com grandes marcas da moda, como Calvin Klein.

Gloria Groove

Daniel Garcia Felicione Napoleão nasceu em 18 de janeiro de 1995, em São Paulo Capital. Tem uma extensa lista de trabalhos como cantor, rapper, compositor, dublador, ator e drag queen brasileiro, sob o nome artístico Gloria Groove.

Começou a sua carreira na indústria do entretenimento em 2002, fazendo parte da nova formação do Balão Mágico. Começou o seu trabalho como dublador em 1005, nos programas voz em seriados como Hannah Montana, Digimon Xros Wars, Doki, Power Rangers: Megaforce. No entanto, teve um maior contato com a arte Drag em 2014, após assistir o programa RuPaul's Drag Race. Em 2016, decidiu iniciar a carreira na música, lançando o hit "Dona".

Bianca DellaFancy

Felippe Souza nasceu em São Paulo no dia 15 de dezembro de 1989. É modelo YouTuber do canal “Tá Bom Pra Você?”, DJ brasileira, podcaster do programa “Santíssima Trindade das Perucas”, e drag queen, conhecida como Bianca DellaFancy.

Bianca teve contato com a arte Drag quando participou de uma brincadeira entre amigos por influência de RuPaul's Drag Race. A partir disso, seu interesse aumentou percebendo posteriormente que poderia combater as suas inseguranças ao montar-se. Tem como inspiração estética nomes influenciadores da moda, como Naomi Campbell, Steven Klein e Alexander McQueen.

*esse artigo foi escrito em co-autoria com Rodrigo Falqueto e Marina Piquini.

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM

bottom of page