top of page
  • Mariana Linhares

Cultura Negra na Moda


Hoje, dia 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra, uma excelente data para memorar a riquíssima cultura preta. Sendo assim, nós da Mude! que sempre tivemos como pauta a representatividade negra na moda, decidimos fazer esse post para celebrar essa cultura tão importante e mostrar que muito do que vestimos hoje, veio da comunidade preta.

É evidente o quanto a moda é importante para a sociedade, ela cria linguagens e serve como uma maneira de expressão. Com ela, somos capazes de compreender o hábito de uma determinada região durante um certo período, de fato, a moda carrega muitas histórias.

O Brasil, um país colonizado, sofreu influência da moda de inúmeras culturas, inclusive da comunidade preta. E aí, você já pensou quais são nossas tendências atuais que possuem influência da comunidade preta?

Baby hair

Começando com Baby Hair, uma tendência de beleza muito famosa e usada por celebridades como Rihanna e Beyoncé, teve origem de mulheres negras. Bom, para quem não conhece, o Baby Hair consiste em amassar com fixador aqueles novos fios que nascem na parte frontal do cabelo. Além do fator estético, ele protege a pele de irritações e absorve o suor. Sobre a história do penteado, não se sabe ao certo onde surgiu essa ideia de estilização do baby hair. O que sabemos é que uma das primeiras pessoas a usar esse penteado de acordo com registros históricos foi a atriz negra Josephine Baker, porém, ele se popularizou mesmo em 1990 pela cantora e atriz negra Rozonda Thomas. Muito bacana esse penteado né? Ele carrega consigo muita história de aceitações!

Algodão branco

Quem hoje em dia não gosta de camiseta branca com alça de linho? Pois é, ela também tem origem na comunidade preta! No período de escravidão, os escravizados produziam suas próprias vestimentas, e a matéria-prima que na época eles tinham acesso era um algodão grosso sem tingimento. De acordo com estudos e a existência de moldes de vários tamanhos, foi percebido que houve uma produção em massa. Hoje em dia é uma peça que a maioria dos brasileiros usam em seus looks!

Miçanga

Outra tendência que tem como origem a comunidade preta são as miçangas. No âmbito dos acessórios, as miçangas estão ficando cada vez mais famosas e muito usadas por celebridades. Inclusive o modelo de colar junto ao pescoço que muito se usa hoje em dia também teve origem na cultura africana, interessante, né? Esses acessórios são usados como forma de proteção, riqueza e beleza pela cultura africana e, no Brasil, na religião Umbanda, as miçangas também são utilizadas como proteção.

Tênis Sneaker

Nos Estados Unidos, no início do século XX, começaram a surgir as primeiras linhas de produção de calçados para esportes, porém, só no final do mesmo século é que o tênis se popularizou, saindo das academias e ganhando espaço também nas ruas. E foi aí que o tênis foi associado ao streetwear, estilo que cresceu na moda hip hop, formada em sua grande maioria pela cultura negra urbana de Nova York. Essa comunidade mudou a percepção do tênis, que ficou carregada de identificação de classe e raça.

Bucket

E, por último, mas não menos importante, temos o bucket. Nos últimos anos várias tendências dos anos 1990 voltaram com tudo, e uma delas foi o bucket, que é muito mais que um chapéu comum: ele carrega consigo muita representatividade, estilo e funcionalidade. Nos anos 1990, esse chapéu se popularizou principalmente por vários artistas do hip hop aderirem ao estilo.

Muito dos nossos hábitos e costumes têm como origem a comunidade preta, e com a moda não é diferente, existem muitos utensílios que usamos atualmente e não sabemos sua história, e na maioria das vezes, só viram tendências depois de serem usados por uma pessoa branca. Por isso é tão importante entender o significado e a história por trás das peças e acessórios vindo da comunidade preta que é tão rica!

 

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM

bottom of page