Oscar 2018: O Figurino do filme Trama Fantasma

1 Mar 2018

 

A temporada de premiações está quase acabando e isso significa entre muitas coisas, uma específica: a premiação do cinema mais esperada e amada, o Academy Awards, está mais perto que nunca, e acontecerá dia 04 de março, em Los Angeles.

 

Em meio à tantos filmes incríveis e suas tantas categorias, uma pode ter chamado mais a atenção de você, estudante e/ou apaixonado por moda. Já sabe de qual estamos falando, né? A categoria de Melhor Figurino!

 

Foram cinco indicados: Victoria e Abdul - O Confidente da Rainha, Trama Fantasma, O Destino de uma Nação, A Bela e a Fera e A Forma da Água. Todos bem diferenciados, com inspirações em alguma época histórica e beleza estonteante; porém hoje falaremos especificamente sobre o figurino de um desses filmes em especial: Trama Fantasma, último filme do diretor Paul Thomas Anderson.

 

O filme Trama Fantasma é sobre a história de Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis), um estilista nos anos 50, que ao lado da irmã, Cyril, veste importantes mulheres da elite e nobreza britânica. A trama gira ao redor da relação de Woodcock com suas musas e como tudo muda quando uma nova musa se torna mais que só uma inspiração ao se apaixonar por ela.

 

 

Mark Bridges, indicado pela terceira vez ao Oscar de Melhor Figurino é o responsável pelo figurino do filme. Ele inclusive já ganhou o prêmio em 2012 por "O Artista".


Enfim, o que há de tão especial no figurino do filme que o faça ser favorito a ganhar a categoria?

 

 

A FIDELIDADE À MODA DO PERÍODO EM QUE O FILME SE PASSA

 

É incrível como assistir ao filme pode fazer você se encontrar transportado para a Maison de Woodcock nos anos 50. Toda a atmosfera construída em volta da trama é especialmente ligada à f0rma em que as próprias personagens se vestem. O visual new look, introduzido em 1947 por Christian Dior, está presente durante todo filme, reforçando mais ainda a ideia da fidelidade à moda do período.

 

Para dar mais veracidade à composição das peças do figurino do filme, a pesquisa de Mark Bridges foi baseada em peças de grandes estilistas da época: Balenciaga, Balmain, Norman Hartnell e Victor Stiebel. E além disso as peças para o filme foram todas confeccionadas a partir de tecidos vintage encontrados ao redor da Europa pela equipe de produção de moda do filme.

 

 

 

 

A REPRODUÇÃO DE MOMENTOS COMUNS EM UM ATELIER DA ÉPOCA

 

Ao longo do filme é possível perceber-se diversos momentos onde o figurino é completamente responsável por conduzir o momento da cena, como os momentos em que Woodcock tira medidas, ajusta, ou costura uma peça para alguma musa. Em certos momentos o próprio figurino até mesmo se confunde com a própria história, se tornando junto com a atriz, protagonista, ofuscando tudo que acontece na cena.

 

 

 

MODA PÓS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E AS CONTRADIÇÕES ESTÉTICAS

 

Bridges teve como inspiração principal o mundo da moda britânico em um momento de esplendor súbito logo após a Segunda Guerra Mundial, a mistura de tecidos grossos, pesados e coloridos com laços e rendas em modelagens mais modernas e às vezes até militarizadas.

 

O figurinista conta que a pesquisa feita no arquivo do Victoria and Albert Museum foi fundamental para chegar no resultado, pois ele pode tocar e ver de perto os tecidos utilizados por estilistas como Givenchy e Balmain nos anos 50.

Em entrevista para HuffPost, Bridges disse "Nós podíamos tocar, ver os tecidos, mas, também, descobrir tecidos e tweeds incríveis e coisas já existentes em roupas do período - e poder usar isso como figurino [durante as cenas] no campo - [fez a roupa se tornar] um pouco mais vívida, real [...], o que Paul Thomas Anderson realmente amou. Nós tínhamos ambos os lados: eu tinha que fazer uma história de cinema, e também tive que fazer uma história de um atelier de moda ao mesmo tempo".

 

Se você se interessou pelo figurino confira imagens do livro Women of Woodcock feito por Laura Hynd, do backstage da produção do filme. Vale lembrar que o filme já levou o prêmio de melhor figurino no Critics’ Choice Movie Awards 2018. Você já assistiu ao filme? Acha que tem potencial de levar o Oscar de Melhor Figurino esse ano?

Gostou?
Please reload

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POPULAR POSTS

September 25, 2020

Please reload

TAGS