• Mude! UFMG Jr.

Figurino de Coisa Mais Linda

Elis Figueiredo - 31 de Março de 2021

Uma das séries mais comentadas da plataforma Netflix em 2020, “Coisa Mais Linda” ganhou seu espaço como série nacional, ao retratar a sociedade brasileira nos anos 50. Apesar de seu quase um ano de hiatus, e com retorno indefinido, decidimos trazer detalhes sobre essa série incrível e seus figurinos, para caso tenha interesse em conhecer!

O Figurino de “Coisa Mais Linda” reflete a mulher em diferentes aspectos da época, por retratar personagens que vivem diferentes contextos de vida. Mas, o mais interessante é que os figurinos acompanham o desenvolvimento de cada personagem, qualquer mudança de contexto é retratada perfeitamente pelo modo em que a personagem passa a se vestir, sem ferir o contexto histórico.

A série gira em torno da personagem Maria Luíza Carone (Maria Casadevall), uma mulher que vem de uma família da elite “tradicional” paulistana, e tinha como sonho abrir um restaurante, junto com o marido, no Rio de Janeiro. Entretanto, ao se mudar para o Rio de Janeiro descobre a mais dura realidade: Seu marido havia roubado todo o seu dinheiro e fugido, deixando apenas um apartamento sujo e uma propriedade abandonada, onde seria o restaurante.

A partir daí, Malu, como foi apelidada, consumida pela humilhação de ter sofrido um golpe, resolve se reerguer por conta própria. Em meio ao desespero, conhece Adélia Soares (Pathy Dejesus), uma mulher que vem de uma família residente na favela, e trabalhava como empregada doméstica para sustentar a filha e a irmã. Malu propõe a ela de, juntas, abrirem um clube noturno de bossa nova, cujo nome deu um título a série.

Malu, no início da série, era uma mulher conservadora e que se submetia ao status social de sua família. Em sua primeira aparição isso fica bem nítido, com um vestido estilo Dior azul-marinho de cintura marcada, saia rodada com bastante tecido e um pequeno chapéu, evidenciando sua origem de elite e a forte influência que tinha do vestuário francês. Ao longo da série ela passa a usar roupas mais despojadas, de acordo com o vestuário típico carioca, mas sempre usando uma silhueta mais reta e cores mais neutras.

Sua melhor amiga de infância, Lígia Soares (Fernanda Vasconcellos) já usava um estilo mais integrado com a cultura carioca, com vestidos rodados, coloridos e decotados, mas ainda com bastante tecido e silhueta que remete ao vestuário francês, mostrando claramente seu status social. Já a cunhada de Lígia, Thereza Soares (Mel Lisboa) usava um estilo mais sóbrio, que refletia em sua realidade, uma mulher trabalhadora, jornalista, usando calças e saias mais ajustadas ao corpo, blusas leves de botões, deixando um pouco de lado a silhueta romântica típica das mulheres da época.

Adélia, por sua vez, vinha de uma origem mais humilde, e seu guarda-roupa refletia claramente essa diferença entre ela e as outras personagens. Usava roupas de silhueta mais simples e leves, com o básico de tecido, mas sempre com roupas estampadas ou coloridas, o que também reflete no costume carioca.

Apesar de suas diferenças de contexto, o vestuário das personagens citadas tem alguns aspectos em comum, como o uso de maiôs, lenços no pescoço e na cabeça, e de "óculos gatinho”, que como o nome já diz, possuía uma silhueta de olhos de gato. Essas peças refletem o contexto histórico da época, no qual as peças faziam bastante sucesso.

Nas noites do “Coisa Mais Linda”, Malu e Adélia usavam figurinos semelhantes de anfitriãs que fizeram sucesso entre os fãs da série, os vestidos eram longos, possuíam silhueta de sereia, em tecido metalizado, sem alças, e com luvas pretas que subiam até os cotovelos. A referência direta seria o estilo “Cinderela”, visto que a primeira adaptação cinematográfica lançada pela Disney foi nos anos 50.


Quem diria que o figurino dos anos 50 seria tão interessante né? O que achou dos figurinos dessa série incrível? Compartilhe com os amigos!


*As fotos usadas nesse artigo foram montadas por Gabriela Santos.



FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM