• Sarah Lima

Figurino de Euphoria

Sarah Lima - 24 de Março de 2021

Seguindo com a nossa sequência de posts sobre os figurinos, trouxemos a série EUPHORIA, já que um dos motivos do seu sucesso foi os assuntos que são tratados na atualidade, como questões relacionas a sexo, drogas e problemas da adolescência. Sob a direção de Sam Levinson e lançada pela HBO, a série apresenta a personagem Rue (Zendaya), uma adolescente viciada em drogas e que sofre uma overdose, após se recuperar, Rue volta à escola e tenta se adaptar a nova vida, porém, a personagem não consegue ficar muito tempo longe das drogas, além de outros problemas que surgem no decorrer da trama, como bullying, rejeição, conflitos com a família e a gravidez.

A série se difere das tramas adolescentes dos anos de 1990 e 2000, enquanto elas abordam o mesmo assunto com luzes, comédia e cores vibrantes, Euphoria apresenta um ambiente sombrio, com pouca iluminação e cenas escuras. Além disso, a trama é realizada por personagens da geração Z, ou seja, nascidos depois dos anos 2000, e que são viciados em celulares e na internet, que entendem as situações da vida e que fazem uma junção desses acontecimentos com as suas tristezas.

Outro motivo para o sucesso de Euphoria é o figurino criado pela Stylist Heidi Bivens que também já foi figurinista de filmes como “Spring Breakers”, de Harmony Korine. As roupas dos personagens apresentam uma normalidade, são simples e fáceis de relacionar com o nosso cotidiano, é comum e representa os estilos e as diversas personalidades da geração Z. Segundo Bivens, ela queria que o figurino incentivasse os adolescentes a conectarem-se com os personagens da série, como um canal de comunicação e inspiração, ela afirmou: “Sam [Levinson] me deu a licença para usar isso de graça e não ter que me limitar apenas ao que considerava realista. Ele estava realmente querendo impactar visualmente e isso era mais importante do que autenticidade necessariamente. Quando você tem a liberdade de fazer isso em um programa como este, pode mudar o que as pessoas pensam sobre as roupas no mundo”.

Durante a sua pesquisa para a construção dos figurinos, Bivens percebeu que os adolescentes atualmente não se preocupam com estilo ou mesmo a moda, eles apenas seguem os padrões das mídias. Heidi também usou bastante o Instagram para ver como os jovens se vestiam e escolheu peças vintages para o figurino, já que as tendências antigas estão muito presentes no vestuário da geração Z.

A personagem Rue (Zendaya) possui uma construção visual impecável, possui um estilo street style, usando camisetas largas e moletons, top cropped, camisões e All Star, além dessas peças serem unissex e representarem marcas como Aries Arise, Supreme e Stüssy.

A personagem Jules (Hunter Schafer) possui um vestuário lúdico, fantasioso e ousado. As referências para o seu estilo foram os animes, pois o diretor tinha afinidade neles e se inspirou visualmente a fim da personagem se parecer com as personagens de Sailor Moon. No início da série, o vestuário de Jules foi marcado pela sensualidade, pois ela se vestia pensando em como os homens gostavam, porém, ao longo da trama ela amadureceu e o seu estilo passa a ser baseado na preocupação com o “EU” e na quebra de estereótipos. Um exemplo importante é o uso de calças a fim de deixá-la menos vulnerável e o uso da cor rosa como secundária em suas roupas.

A maquiagem da personagem Jules também se tornou inspiração fora da trama, a maquiadora da série é Doniella Davy e ela abusou das formas, cores e produtos usados, como lágrimas de glitter, delineados com strass e coerentes de Maddy.

A personagem Kat Hernandez (Barbie Ferreira), se apresenta cheia de inseguranças por causa do seu corpo no início da série, porém, quando descobre a sua vida sexual, as suas peças se transformaram em peças justas e de látex, de acordo com a figurinista: "... ela sempre foi assim ou quis ser aquela pessoa. Ela só não tinha confiança, é menos como se ela tivesse mudado e mais como se ela tivesse dado permissão a ela mesma...”.


Heidi Bivens diz que estava olhando para adolescentes no seu dia a dia. “Ia para a porta das escolas de ensino médio e ficava do lado de fora observando adolescentes quando eles saíam, só para ver o que realmente estava acontecendo”. Bivens criou os figurinos de Euphoria baseado na maneira como os adolescentes se vestem hoje.


*As fotos usadas nesse artigo foram montadas por Gabriel Álefe.



FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS