• Elis Figueiredo

Influência da Lady Gaga na Moda

Elis Figueiredo - 21 de Abril de 2021

A cantora e atriz Lady Gaga é referência quando se trata de quebra de padrões no mundo do entretenimento. Com seus 13 anos de carreira, tem se destacado pelo seu modo revolucionário de se expressar, trazendo à tona em suas músicas assuntos que não eram muito debatidos na cultura pop, como o lado sombrio da indústria musical e da fama, e suas batalhas constantes com a própria mente.

Apesar disso, não é apenas na indústria musical que Lady Gaga tem feito revoluções, mas também na indústria da moda. A muito não se via a moda misturar-se com a arte ou com o entretenimento, e Lady Gaga trouxe essa cultura de volta aos palcos e em tapetes vermelhos, com roupas chocantes e inovadoras que marcaram a história da moda e da cultura pop.

Por meio de trajes únicos, Lady Gaga trazia questionamentos e quebrava os padrões até então estabelecidos de elegância e status aquisitivo entre os artistas. Era sempre alvo de comentários por conta das roupas que utilizava em premiações, até chegar ao ponto em que todos tinham seus olhos sobre ela. A cada show e premiação, a pergunta era “O que será que Lady Gaga usará hoje?”, e não se esperava nada menos que algo chocante e polêmico.

Entre estes, o look de Lady Gaga mais comentado, positivamente e negativamente, foi o vestido de carne. Foi utilizado por ela no VMA 2010, e era um vestido feito de literalmente carne, acompanhado também de sapatos e acessórios do mesmo inusitado material, e o escândalo que a proposta trazia por si só chamou muita atenção do público.

Outra parceria que deu o que falar foi com a marca Paco Rabanne. A parceria aconteceu em 2011, na premiação MTV EMAs, onde Gaga trouxe cinco looks diretamente das passarelas da marca, com pedrarias, metais e formas geométricas por todo o corpo, para o tapete vermelho. Neste ano, Gaga trouxe um look para cada categoria que ganhou, atitude que inovou a apresentação de muitos artistas em premiações, e deixou um gostinho de “quero mais” para quem estava presente, questionando quais seriam as roupas utilizadas se ela tivesse ganhado todas as categorias em que foi indicada.

Foi em 2010 que Alexander McQueen e Lady Gaga mostraram que tinham visões semelhantes sobre o que a moda deveria ser, e representaram isso com diversas parcerias, entre elas, o Armadillo, saltos altíssimos de formato peculiar, que se tornou marca registrada de Lady Gaga após o clipe de “Bad Romance”, e que também foi utilizado no look de tapete vermelho do VMA 2010, compondo um vestido exuberante mas com uma estampa excêntrica, e um acessório na cabeça de penas douradas luxuoso, designs também de McQueen.

Além das parcerias inusitadas, a artista criou a Haus of Gaga, sua equipe criativa pessoal. A equipe é responsável pela sua imagem e estilo, e também foi a mente por trás de diversos looks que a artista usou em palcos, clipes e premiações. Atualmente, a marca tem feito exposições dos looks mais icônicos de Lady Gaga, a pedido de fãs.

O estilo excêntrico de Gaga era fiel a cada era que ela apresentava no mundo da música, sendo cada álbum uma estética diferente. Lady Gaga teve eras mais sombrias, como a do álbum “The Fame”, mais coloridas, como o “ARTPOP”, e também houve uma era em que a artista rompeu com o exagero, que foi a do álbum de Jazz “Cheek to Cheek”, onde Gaga se rende a sofisticação e elegância, mantendo-se dessa forma durante seu tempo se destacando como atriz no filme de sucesso “Nasce uma Estrela”.

Atualmente, Lady Gaga está na era do álbum “Chromatica”, que retorna a suas origens do pop, mas trazendo uma estética mais apocalíptica. Gaga aproveitou-se do momento de pandemia para trazer não apenas looks excêntricos, como maquiagens e máscaras icônicas, que foram assunto da premiação VMA 2020, que mostrou que Lady Gaga vem influenciando a moda fortemente até os dias atuais.


*As fotos usadas nesse artigo foram montadas por Sarah Lima.
















FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS