• Mude! UFMG Jr.

Minas Trend 2022/1 - Parte II

Igor Rezzende e Kamilly Amaral - 06 de maio de 2022


A 27ª edição do Minas Trend ocorreu entre os dias 19 a 21 de abril e trouxe as principais tendências da Primavera/Verão 2023. Como exibido na parte 1, as coleções vieram repletas de cores vibrantes e cheias de personalidade, isso ocorre devido ao retorno dos eventos presenciais e o desejo de transmitir positividade e presença através das composições.




O evento causou impressões positivas nas pessoas que estavam presentes. Dulce Aguiar (@dulceaguiar) e Ana Clara Aguiar (@anaclaraaguiarf) afirmaram que se surpreenderam com o visual merchandising das marcas, que se dedicaram em traduzir as características das peças nas vitrines. Outro ponto levantado foi a organização do Minas Trend, que possibilitou aproveitar as exposições tranquilamente. As irmãs notaram a presença marcante das roupas e acessórios coloridos, além das bolsas em estampas e formatos diferentes do convencional.



Vanessa Pietrobon (@vanessapietrobon), assistente de estilo da Claudia Marisguia Bijoux, nos conta que já participou do Minas Trend anteriormente como staff, mas que essa é a primeira vez que vai como funcionária de uma das marcas que está na exposição. Ela completa dizendo que é muito interessante ver toda a movimentação e animação das pessoas que vieram ao evento.


Assim como a equipe da Mude!, Vanessa cursou Design de Moda na UFMG e compartilha suas dicas e experiências para adentrar no mercado de trabalho: “é preciso criar uma boa rede de networking, participando de eventos, conversando com pessoas e colocando a cara a tapa”. Além disso, ela diz que o mercado da moda está esperançoso e aberto para novas pessoas e novas possibilidades. Vanessa ressalta que as empresas estão buscando pessoas que tenham experiências profissionais e que participar da Mude! auxiliou nesse processo. Outro ponto levantado foi a migração das marcas para os meios digitais e como é importante estudar sobre esses assuntos para se manter atualizado com o que o mercado busca.


Por fim, Vanessa diz estar com expectativas positivas para seu futuro na área da moda. A equipe da Mude! deseja muito sucesso para ela!


Marisguia Bijoux


A marca com trinta anos de mercado, fundada por Cláudia Marisguia, a Marisguia Bijoux (@claudiamarisguiabijoux) trabalha com vendas para lojistas, online e sempre procuram participar de feiras como o Minas Trend. Apesar de estar há tanto tempo na estrada, não se definem como uma empresa consolidada, acreditam que independente do tempo de mercado a inovação deve sempre estar presente.

Traz a energia da mulher contemporânea, sofisticada e é feita para todas as mulheres que se identificam e criam uma conexão com a marca.


A coleção atual vem da alegria pela volta às atividades presenciais em conjunto ao contato virtual.

"Piqueglam" é um piquenique glamouroso no pôr do sol que brinda a vida e o novo momento. Flores, brilho, cores quentes, como o pink e o laranja formam a identidade da coleção.


A aposta segue o que têm sido observado nos clientes, que consomem as peças de festa, como os clássicos brincos ponto de luz, que ganham o aspecto de cada coleção, mas nunca ficam de fora. Na próxima temporada podemos esperar cores vivas, pelo seu poder em alegrar o astral de quem as usa.


Serpui


A marca Serpui (@_serpuibr) que leva o mesmo nome de sua designer, é conhecida por seus produtos 100% naturais. O que mais capta a atenção dos clientes é a presença de estampas de animais, frutas, bordados e o formato das bolsas. As coleções contam com bordados feitos à mão, o uso de palha e tingimento 100% natural. A entrevistada conta que esse é o diferencial da marca.


O público-alvo da Serpui são pessoas mais sofisticadas, que conheçam a marca e reconheçam o valor da peça. A alta no uso das plumas chama atenção do time da Mude!, e questionamos sobre elas. A entrevistada conta que demoraram um pouco para inserir o uso das plumas na coleção, conta como é difícil achar o material das plumas e que estão experimentando a ideia.

A tendência número um da Serpui é a famosa e atemporal bolsa de seu acervo, mas algumas novas bolsas estão fazendo sucesso: com novas formas e alças diferentes, o que possibilita o uso de formas diferenciadas.


A produção da Serpui nunca para, pois o tempo de produção é de quatro meses para tudo ser feito manualmente. A entrevistada diz que ainda não foram definidas as escolhas para a coleção de inverno, mas sugere que possa ter bolsas feitas de palha em tons mais escuros e detalhes em couro que trazem o ar do inverno. A Mude está ansiosa para a próxima coleção!


S&B Acessórios


A S&B Acessórios (@sebacessorios) é uma marca que está no mercado há quase 30 anos, participa de diversas feiras e apresenta suas novas coleções no Minas Trend desde o seu início.


Seu DNA está ligado às flores, que são as inspirações para a criação das peças, inclusive, a flora está muito presente na coleção atual, já introduzindo o verão 2023.


Além de ser uma marca que trabalha para multimarcas com peças de luxo, ela também possui uma variedade de peças com preços mais acessíveis. A nova coleção da SBA vem chamando muita atenção devido ao seu processo de produção diferenciado e artesanal, as pinturas são todas feitas à mão, feitas pela própria fundadora da marca, cada uma adaptada para o tipo de joia ou bijuteria.


Marrô


A Marrô (@marro.oficial) é uma empresa que possui diretores veganos e já trabalhou na produção de plumas sintéticas feitas com resíduos têxteis, utilizando de fios de retalhos para a criação das plumas.

A marca buscava uma inspiração nacional para a criação de suas peças, com isso veio a ideia da Amazônia, resultando em uma imagem com muitas cores e estampas, itens que estiveram presentes nas novas peças, explorando as estampas florais, folhagens e uma grande mistura de cores ,principalmente lima e fúcsia que estão em alta, nos bordados e nas estampas.


Para a próxima estação, procuram continuar com os sentimentos de alegria, euforia e ousadia, mesmo no inverno acreditam que os tons coloridos não vão deixar de serem usados e estarão em alta.



A 27ª edição do Minas Trend trouxe uma prévia das tendências Primavera/Verão 2023. Qual foi sua tendência favorita? Conta pra gente nos comentários!



 

A entrevista foi feita por Igor Rezzende, Kamilly Amaral e Isadora Barros. As fotos foram tiradas por Elis Figueiredo e Rodrigo Falqueto. A matéria foi escrita por Igor Rezzende, Kamilly Amaral, Clara Vilano, Gabriela Pereira, Isadora Tavares e Joyce Silva . Nós da Mude! gostariamos de agradecer as marcas que cederam um pouco do seu tempo e espaço para participar das entrevistas. Muito obrigada!






FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM