• Mude! UFMG Jr.

Mulheres Importantes na Moda

Gabriela Santos - 10 de Março de 2021

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado no dia 8 de Março, e é uma data que representa muitas conquistas sociais, políticas e econômicas para as mulheres em vários âmbitos da sociedade. No final do século XIX, as mulheres se manifestavam diante das condições de vida em que trabalhavam, devido as horas de serviço, os salários baixos e a discriminação de gênero.


Infelizmente é uma situação que ainda persiste na sociedade, porém, devido às manifestações ao longo dos anos, as mulheres conquistaram direitos sociais e trabalhistas. Com essa data e com o seu significado, trouxemos um post a fim de lembrar algumas mulheres importantes na moda. Não é de hoje que as mulheres mostram uma grande influência na moda, um mundo onde trouxe possibilidades de desenvolver a procura dos seus direitos e bem-estar, com isso, trouxemos mulheres que por anos foram e são de grande importância.

Uma das influências de extrema importância para o mundo da moda é a Coco Chanel. Gabrielle Bonheur Chanel, pode ser considerada a pioneira no processo de diversidade de vestuário no período em que iniciou sua carreira. Assim, ela trouxe para as mulheres da época o uso de roupas que eram reconhecidas como “de uso masculino”, e desenvolveu modelos exclusivamente para a mulher, além de criar novas modelagens de vestidos e influenciar no corte de cabelo que atualmente é chamado de Chanel.

Zuzu Angel, foi uma grande representante na moda, estilista brasileira e nascida em Minas Gerais, foi vitrine de vários departamentos, lojas e editoriais nos Estados Unidos, além de trazer muitas influências internacionais para o Brasil. Durante o período da Ditadura militar no Brasil, seu filho Stuart Angel, militante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), combateu de frente a ditadura e foi preso, após isso, desapareceu. Zuzu Angel iniciou um caminho árduo a procura do seu filho por meio de manifestações, e em 1971, desenvolveu um desfile em forma de protesto no consulado brasileiro em Nova Iorque. O vestuário trazia elementos para que denunciasse a situação política do país e o desaparecimento de seu filho, os atos foram um marco de grande importância para o processo de manifestações na moda no Brasil.

Uma mulher de grande importância e representatividade atualmente é Winnie Harlow. A modelo canadense Chantelle Brown-Young, mais conhecida como Winnie Harlow iniciou sua carreira no reality show "America's Next Top Model", a partir do programa a sua carreira começou a crescer e ter mais visibilidade na moda. Porém, nesse processo sofreu vários preconceitos devido ao vitiligo, uma doença dermatológica que gera perda gradativa da pigmentação da pele, gerando manchas pelo corpo. Com o tempo Harlow começou a superar os obstáculos enfrentados na sua carreira demonstrando firmeza e nenhuma hesitação. Hoje, é uma das modelos mais influentes no mundo da moda pela quebra de padrões de beleza e uma grande representatividade para as pessoas portadoras de vitiligo.


Além dessas mulheres, existem grandes nomes pelo mundo que mostram a sua importância na moda, elas desconstroem os padrões impostos pela sociedade e criam formas de apresentar sua individualidade e a diversidade existente pelo mundo.


*As fotos usadas nesse artigo foram montadas por Sarah Lima.


FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM

Prédio do Design de Moda

Rua Leopoldino dos Passos, 33 – Bairro São José

Belo Horizonte/MG

mudeufmg@gmail.com

(31) 3492-1257

© 2017 por Taís Ribeiro e Thaís D'Angelo. Criado pelo Wix.com