top of page
  • Mude! UFMG Jr.

Celebre a Vida! #SetembroAmarelo


Uma iniciativa da Associação Internacional de Prevenção do Suicídio, o Setembro Amarelo visa sensibilizar e conscientizar a população sobre os altos índices de suicídio do mundo e que essas mortes podem ser prevenidas.

Setembro Amarelo

Segundo dados obtidos pela BBC Brasil do Mapa da Violência 2017, estudo publicado anualmente a partir de dados oficiais do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, em 12 anos, a taxa de suicídios na população de 15 a 29 anos subiu de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002 para 5,6 em 2014 - um aumento de quase 10%. São 830 brasileiros que buscam a morte todos os dias, o que dá uma média de uma pessoa a cada dois minutos.

O suicídio é uma questão de saúde pública, seu motivo advém de vários fatores e é imprescindível que haja um diálogo aberto, respeitoso, empático e compreensivo diretamente com a pessoa que está sofrendo, uma vez que nove em cada dez mortes poderiam ser evitadas se o indivíduo tivesse recebido ajuda a tempo.

"Quanto maior o silêncio e segredo em torno de um assunto tabu, pior para quem lida com ele. Poder falar e contar a história pode ter um efeito curativo em quem lê e em quem escreve" - Karen Scavacini, coordenadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio.

Falar é a melhor solução! Peça ajuda e divida o que sente com alguém, seja um amigo parente ou um profissional e se precisar, entre em contato com o CVV (centro de Valorização da Vida) pelo cvv.org.br, que trabalha para promover o bem estar das pessoas e prevenir o suicídio, em total sigilo, 24h por dia.

Canal de atendimento: ligue 141 ou acesse o site, cvv.org.br.

 

Referência:

http://www.bbc.com/portuguese/geral-39714347

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39672513

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/crescimento-constante-taxa-de-suicidio-entre-jovens-sobe-10-desde-2002.ghtml

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/suicidio-em-adolescentes-e-adultos-jovens-esta-aumentando-no-brasil-quais-seriam-razoes.html

http://jornal.usp.br/atualidades/suicidio-entre-jovens-e-um-problema-de-saude-publica-no-brasil/

https://www.cvv.org.br/blog/um-setembro-mais-amarelo/

https://www.cvv.org.br/blog/o-que-posso-fazer-para-ajudar-quem-pensa-em-suicidio/

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM

bottom of page