• Mude! UFMG Jr.

Acervos on-line: um recurso que você deve usar e abusar


Com nomes como repertório, bagagem cultural, referências, etc., o conhecimento visual que adquirimos tem um influência importantíssima na formação e transformações da nossa própria identidade, seja na maneira como nos expressamos, no jeito como nos vestimos, nos hábitos que cultivamos ou na forma como nos portamos.

Na moda, ela exerce um papel muito importante também: é a partir dela que moldamos o processo da criação. Tudo surge a partir de alguma outra coisa e, aqui, não é diferente. Para entender os porquês de hoje, é preciso olhar um pouquinho para trás e, por isso mesmo, essa pequena seleção de museus com um acervo digital bem surpreendente provavelmente vai te ajudar muito a dar um up no seu repertório de moda:

VICTORIA & ALBERT MUSEUM

Situado na cidade de Londres, o V&A é, talvez, o maior museu de arte e design do mundo. De tempos em tempos, o museu é tomado por uma exposição de moda, como foi em 2015, com a “Savage Beauty” como uma retrospectiva ao trabalho de Alexander McQueen; em 2017-2018, com “Balenciaga: Shaping Fashion” (você pode ler mais sobre quem foi Cristóbal Balenciaga aqui!); e será, em 2019, com “Mary Quant”. Um acervo enorme está disponível no site do museu, que vai desde cerâmicas pré-históricas aos últimos movimentos contemporâneos.

Exposição “Savage Beauty” (2015).

MUSÉE DES ARTS DÉCORATIFS

Em Paris, o MAD possui um anexo destinado somente à área do vestuário: o Musée de la Mode et du Textile. Recentemente, exibiu uma exposição maravilhosa dos 70 anos da maison francesa Dior: “Christian Dior: Designer of Dreams”. No site do museu, é possível encontrar coleções de joias, brinquedos, indumentária, móveis, etc., pertencentes a diversos momentos da história.

Exposição “Christian Dior: Designer of Dreams” (2017-2018).

METROPOLITAN MUSEUM OF ART

O MET, dentre esses, é, provavelmente, o mais famoso de todos. Seja qual for o meio pelo qual você o conhece (o meu certamente se chama Gossip Girl), o museu é bem conhecido no mundo fashion por exibir várias exposições relacionadas e, também, por hospedar, anualmente, o tradicional MET Gala. No site, é possível acessar um vasto acervo também.

Exposição “Heavenly Bodies” (2018).

THE KYOTO COSTUME INSTITUTE

Representando o oriente nesta lista, o KCI é um instituto especialmente dedicado à moda. Peças do vestuário, documentos, pesquisas; o foco inicial é examinar e exibir a indumentária dentro de seus contextos histórico-culturais. No site, é possível encontrar um acervo digital vasto de exibições passadas que passaram pela curadoria do instituto e outros itens de época.

Exposição “Future Beauty: 30 Years of Japanese Fashion” (2014).

Essa é uma forma bem prática e rápida de alimentar e treinar o olhar quando você não pode pegar um jatinho ou um voo bem casual e visitar os museus você mesmo(a), não é mesmo? Existem diversos outros museus de referência, como o Palais Galliera, que disponibilizam acervos digitais, e, também, a plataforma Google Arts & Culture, que reúne milhares de museus em um único lugar.

Literalmente, há um mundo inteiro afora cheio de estímulos visuais esperando por você.

Conhece algum outro museu maravilhoso de moda? Ou algum outro lugar riquíssimo de referências? Compartilhe com a gente (e nos compartilhe também)!

#museu #acervo #moda #arte

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM

Prédio do Design de Moda

Rua Leopoldino dos Passos, 33 – Bairro São José

Belo Horizonte/MG

mudeufmg@gmail.com

(31) 3492-1257

© 2017 por Taís Ribeiro e Thaís D'Angelo. Criado pelo Wix.com