top of page
  • Mude! UFMG Jr.

Evolução da moda - Back to the 80's


A década dos exageros, marcada pelas ombreiras, cores vibrantes e sobreposições, essa é a identidade dos anos 80. A extravagancia e o luxo estavam em alta, e o consumismo derrubou de vez a cultura hippie.

Agora a moda dava lugar agora à composições andróginas para as mulheres, que agora assumiam cargos importantes e usavam ombreiras para se equiparar ao status sóbrio e de poder que até então, estavam presentes somente nos ternos masculinos.

Essas mulheres executivas trouxeram para a moda da época os blazers combinados com calças largas e saias lápis com fendas na parte de trás, além das sobreposições de alfaiataria com jeans, deixando tudo mais divertido e libertador.

Além disso, o shape exagerado de mangas bufantes e saias balonês, com cores, paetê e muito brilho, ao maior estilo Dancing Days, fizeram a cabeça dxs fashionistas. Não podemos esquecer é claro, do visual único das sandálias com meias de lurex.

Com a popularização da lycra, a “moda de academia” surge como uma verdadeira febre, onde as cores do new wave estavam presentes nos collants, polainas, bandanas e calças leggings das pessoas mais antenadas, que agora faziam aulas de ginástica aeróbica e buscavam o corpo padrão exibido pela mídia da época.

A década também foi marcada pela influencia do trabalho da performer Madonna, que em seu auge, usava mixes de acessórios enormes, penteados rebeldes combinados com maquiagens coloridas e pesadas, esse “punk suave” era o look desejado por todas as jovens da época.

Estas composições se contrapunham um tanto com as composições em tons pastel (clássicos, porém ainda assim únicos e extremamente luxuosos) de Lady Diana, outra personagem icônica, em questão de influência fashion nos anos 80.

O consumismo desenfreado levou a moda à uma fase muito rentável, marcas como Calvin Klein, DKNY, Valentino Tommy Hilfiger, Versace, Dior e Catherine Walker se consagraram ainda mais, enquanto vestiam as famosas e se tornavam o desejo de todos, o visual metálico das criações de Paco Rabanne e Jean Paul Gaultier também fizeram muito sucesso.

A alta costura de Cristian Lacroix, com vestidos brilhantes, ricos em detalhes fecharam o fim da década com chave de ouro.

E aí, o que vocês pensam sobre a década do exagero? Amada por muitos e odiada, também por muitos, é inegável a contribuição da cultura oitentista no mundo da moda até os dias atuais, muitas das “tendências” citadas neste post já foram e voltaram à moda mais de uma vez nesses últimos 30 anos.

Continuaremos a fazer essa retrospectiva no mundo da moda todas as quintas-feiras (a partir da próxima), fiquem atentos aos próximos posts!

 

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM

bottom of page