top of page
  • Marina Piquini

Marcas que celebram o mês LGBTQIA+.


Desde da inauguração da marcha pelos direitos e reconhecimento da comunidade LGBTQIA+, do dia 28 de junho de 1970, o mês de junho é caracterizado como o mês do Orgulho LGBTQIA+. Com isso, para o grande evento, são agendadas paradas, shows e programas de conscientização, como palestras e discussões. A Parada LGBT de São Paulo é uma das maiores, chegando a levar mais de 3 milhões de pessoas às ruas. Mas o mês do Orgulho LGBTQIA+ está um pouco diferente este ano. Devido à pandemia e às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a parada de São Paulo não ocorreu fisicamente, mas teve a sua primeira versão online, contando com muitos artistas e influenciadores.

A parada de São Paulo não foi o único evento que aconteceu este mês para celebrar o amor, as conquistas e o orgulho LGBTQIA+. Muitas marcas de moda também se posicionaram e celebraram com o lançamento de novas coleções e produtos. Nós, aqui da Mude, selecionamos algumas delas para falar no post de hoje. Confira!

Converse & Nike

Nós já comentamos sobre os lançamentos destas duas marcas em nosso instagram (alías, confira, é lindo de morrer), mas vale citar de novo.

A Converse, a companhia que produz um dos calçados mais queridinhos de todos os tempos, lançou modelos de All Star com faixas das cores da bandeira LGBTQIA+, incluindo a cor marrom e roxo, para representar as pessoas de cor queer.

Na campanha, em que a empresa defende que quanto “Mais cor, mais Orgulho” (More Colors, More Pride) ela afirma:

“Neste mês de junho, talvez, nós não estaremos nas ruas da mesma maneira. Mas ainda estaremos ao seu lado, celebrando a inclusão através de nossos sneakers e retribuindo através de nossos parceiros comunitários. Estamos introduzindo a coleção Converse Pride, que apresenta uma variedade de estilos que representam nossa comunidade diversificada, porque, não importa a circunstância, o Orgulho nunca para” - Converse (tradução livre).

A Nike que, aliás, é dona da Converse, não ficou de fora, lançando uma nova coleção chamada de "Be True”. Assim como os calçados da Converse, as peças da coleção possuem as cores da bandeira, nos modelos Nike Air Force 1, Nike Air Max 2090, e a papete Nike ACG Air Deschutz. As cores estão presentes em detalhes no entalhe no calcanhar, na sola, ou até mesmo por todo cabedal do sneaker.

No site da campanha, a Nike afirma:

A definição de equipe é expressa de várias formas. Mesmo quando estamos sozinhos, ainda estamos juntos. Unidos. Imparável. Nós prosperamos diante da luta. Prevalece a força do nosso trabalho em equipe. Recuperando nossos espaços e dando o exemplo para o mundo seguir (...). Juntas, essas peças pintam o retrato de uma comunidade que reconhece sua força interior, levando o caminho a seguir e juntos para criar um futuro em que todos possamos ser BeTrue. Até todos vencermos. - Nike (tradução livre).

Dr. Martens

Falando de calçados, a marca mais tradicional de botas, principalmente coturnos, também entrou nessa jogada. A Dr. Martens lançou um modelo do clássico 1460 com tiras de arco-íris, além de modelos de cada cor do arco-íris. A marca já é conhecida por produzir diferentes versões do clássico coturno, com colaborações bem interessantes.

A marca também lançou meias e cadarços de arco-íris. No site oficial, a Dr. Martens afirma:

Na Dr. Martens, a autoexpressão e a autenticidade estão no centro de tudo o que fazemos. Nesta temporada, estamos honrando esses valores comemorando a comunidade LGTBQ + com nossas botas Pride 1460 costuradas com a bandeira do movimento Pride. - Dr. Martens (tradução livre).

Este ano, o Dr. Martens está doando US$ 25.000 para o The Trevor Project, uma organização de intervenção em crises para jovens LGBTQIA+.

Puma

Já a Puma se juntou à supermodel e ativista pelos direitos LGBTQIA+, Cara Delevigne, para montar uma coleção limitada para comemorar o mês mais colorido que tem. Com a coleção “Puma With Love”, a marca lançou 13 peças que possuem cores vibrantes, desenhos de arco-íris e gráficos arrojados. Segundo o site oficial da marca, 20% dos lucros da coleção serão doados à The Cara Delevingne Foundation, projeto do Giving Back Fund, que é voltado para dar apoio a instituições de caridade LGBTQIA+.

Na página da campanha, a Puma ainda afirma:

A coleção é inspirada na paixão de Cara em mostrar amor, esperança e bondade ao outro, além de retribuir à comunidade LGBTQ + e seus membros. - Puma (tradução livre).

NYX Cosmetics

A empresa Americana de maquiagem Nyx, por sua vez, lançou uma linha de edição limitada que conta com delineadores, batons e uma paleta de sombras. A paleta, chamada Pride, conta com tons brilhantes e vívidos do arco-íris. No site da Nyx, eles afirmam que a nova linha é “para servir como um lembrete amoroso de nossas crenças de igualdade no amor, arte profissional para todos e nosso compromisso contínuo com a comunidade LGBTQ”.

Sephora

Para comemorar este mês tão especial, a Sephora, cadeia multinacional francesa de lojas de produtos de beleza e cuidados pessoais, também fez um lançamento bacana. Mais especificamente a Sephora Americana, com a coleção "We Love Pride" contendo seis itens de edição limitada. Um destes itens é o batom Love is Love, cujo um dólar da venda do produto é doado para apoiar as organizações LGBTQIA+.

Levis

Se a Sephora foi na linha de promover doações com a compra de seus produtos, a Levi’s levou isso ao extremo. A famosa companhia de jeans lançou uma coleção de roupas que inclui regatas, camisetas, jaquetas, meias, cuecas, bolsas e outros acessórios decorados com a bandeira. Mas isso não é tudo, 100% da receita líquida será destinada à OutRight Action International, uma organização que trabalha para promover os direitos LGBTQIA+.

Calvin Klein

A Calvin Klein lançou uma vasta coleção para comemorar o orgulho LGBTQIA+. A campanha, que tem o nome de #PROUDINMYCALVINS, lançada também nas redes sociais, tem as fotos do fotógrafo Ryan McGinley, apresentando artistas e influenciadores LGBTQIA+. No site oficial da marca há, ainda, uma página especial para que o usuário possa doar para a onePULSE Foundation, uma organização sem fins lucrativos que foi criada como um santuário de esperança após o dia trágico em que 49 pessoas foram mortas em um massacre na Pulse Nightclub, um bar gay.

Então queridos, por enquanto é isso! Fica a dica de sempre ficar atento ao posicionamento das marcas, saber se é de coração e das outras ações feitas além de um post nas redes sociais. Fiquem ligados em nosso Blog para ficar ainda mais inteirados no mundo fashion!

 

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM

bottom of page