• Mude! UFMG Jr.

Mulheres Negras na Moda

Gabriel Álefe - 26 de Fevereiro de 2021

Sabemos que o mundo da moda não dá visibilidade para pessoas negras, além dos constantes desafios colocados pelo mercado de trabalho no processo de inclusão racial.


Por isso, no texto de hoje iremos falar um pouco sobre mulheres negras na moda, e como sempre dar algumas indicações de pessoas e perfis para vocês poderem seguir e apoiar esses trabalhos.

Zelda Wynn Valdes foi uma designer negra pioneira na década de 40 dentro da alta-costura. Zelda era conhecida pelos seus designs para todos os tipos de corpos e suas clientes famosas como Ella Fitzgerald.

Beverly Johnson foi a primeira mulher negra em uma capa da Vogue americana. Em agosto de 1974, após 82 anos da revista Vogue ser criada, a modelo nova-iorquina fazia história estrelando na capa da mais conhecida revista de moda.

Dentro do mercado internacional temos alguns nomes bem conhecidos que estão fazendo o lançamento de suas coleções, Rihanna com sua marca Fenty e a sua coleção de lingerie a Savage X Fenty, que ganhou bastante destaque pela pluralidade de corpos em suas campanhas, foto a esquerda, e a esperada parceria de Beyoncé com a marca Adidas, ADIDAS X IVY PARK, foto a direita.


Separamos também algumas mulheres dentro do mercado da moda brasileira para vocês poderem conhecer seus trabalhos.

Naya Violeta é uma estilista do cerrado goiano, segundo ela sua marca, que leva seu nome, trabalha com moda afro-afetiva. Antes as roupas que eram apenas sua forma de expressão, se tornaram sua vitrine e foi aí a partir dessa percepção que Naya começou a empreender, hoje a marca conta com uma loja online além de seu ateliê. Instagram da marca @nayavioleta.

Thaís Muniz, criadora da Turbante se, a marca é especializada em turbantes a sua história e a conexão entre estética, política e arte. A Turbante se também se propõe a ser um espaço de empoderamento, conhecimento de novas práticas, formas e estampas, e conversa sobre vivências. Instagram da @turbante.se.

Luanda Vieira artista, formada em jornalismo, fotografia e balé clássico, é a atual editora de Beleza e Wellness da Vogue Brasil, ela também faz parte do Comitê Global de Diversidade e Inclusão da Condé Nast. Instagram @luandavieira.


Infelizmente o tempo é curto para conseguirmos falar sobre toda uma história que vai muito além desse compilado. Gostou? Compartilhe com seus amigos e até o próximo texto. Mudar é um instinto.







FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

STAY UPDATED

POSTS RECENTES

TAGS

INSTAGRAM

Prédio do Design de Moda

Rua Leopoldino dos Passos, 33 – Bairro São José

Belo Horizonte/MG

mudeufmg@gmail.com

(31) 3492-1257

© 2017 por Taís Ribeiro e Thaís D'Angelo. Criado pelo Wix.com